O jovem Mateus Vasconcelos do Nascimento, de 24 anos, foi morto a tiros em Santarém, região do Baixo Amazonas do Pará, na madrugada deste domingo (26). Tudo indica que o rapaz foi assassinado em um caso de “acerto de contas”, crime com relação com o tráfico de drogas. Segundo parentes, Mateus havia voltado para casa há uma semana, depois de passar uma temporada fora, trabalhando em outra cidade.

De acordo com informações repassadas por policiais militares do 3º Batalhão (BPM), o jovem foi assassinado por volta das 4h, na Rua C, esquina com a Travessa 4, no bairro Jaderlândia. Parentes do rapaz que foram ao local comunicaram que ele era usuário de drogas. Ainda segundo a PM, um parente de Mateus chegou a dizer à polícia que ele tinha informado à família, no dia anterior, que vinha sofrendo ameaças contra sua vida, mas não disse por qual motivo estava sendo “jurado de morte”.

O jovem, que também era conhecido como “Curió”, tinha antecedentes criminais por tráfico de drogas, roubos e assaltos. A Polícia Civil abriu inquérito para investigar a motivação e a autoria do homicídio, e deve tentar localizar um suspeito de relação com o crime, cujo nome surgiu em conversas com testemunhas e parentes da vítima. Até a publicação dessa reportagem, contudo, ninguém havia sido preso pelo crime, e as investigações continuam.