Homens armados invadiram um depósito da Prefeitura de Barcarena, município do nordeste paraense, na madrugada deste domingo (19). Em nota, a prefeitura informou que o local estava sendo usado para guardar kits de alimentação escolar, entre outros itens.

O depósito atacado pelos bandidos fica no distrito de Vila dos Cabanos, e foi invadido por dois homens. Eles renderam o vigilante que tomava conta do local e o amarraram. Arrombando cadeados, os bandidos levaram pneus e alguns mantimentos que eram guardados no depósito.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informou que os kits não foram levados e está mantida a entrega dos alimentos para os estudantes nesta segunda-feira (20), mas com alterações no calendário de entregas devido ao incidente.

“Os responsáveis para receber os alimentos na manhã desta segunda-feira foram agendados para quarta-feira, dia 22, nos mesmos locais e horários. Só receberão nesta segunda os agendados para o período da tarde”, informou a prefeitura. 

Ainda segundo a administração municipal, a metodologia inicial foi levar os alimentos de casa em casa, mas a Semed avaliou que dessa forma seria mais demorada a entrega dos alimentos às famílias dos estudantes. Por isso, foi estabelecido um calendário que deverá ser cumprindo ao longo dessa semana. Mais de 7 mil famílias devem ser beneficiadas com os kits tanto nas áreas urbanas como nas rurais e na região das Ilhas. Centenas de servidores estão envolvidos nesse trabalho.

“A distribuição do kit alimentar escolar pela prefeitura de Barcarena segue as orientações do Ministério da Educação e do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação para assegurar a alimentação de estudantes em situação de vulnerabilidade durante a suspensão das aulas ocasionada pela pandemia da covid-19. O kit alimentar foi montado a partir da supervisão de nutricionistas da prefeitura e deve atender um período de 30 dias”, diz o comunicado.