Os deputados estaduais Renilce Nicodemos e Wanderlan Quaresma, ambos do MDB, confirmaram que testaram positivo para o novo coronavírus. Wanderlan foi um dos parlamentares presentes na reunião de sexta-feira (10), com o governador Helder Barbalho e vários membros da equipe de governo. Ele conta que começou a sentir os sintomas esta semana. Na madrugada da última quarta-feira (15), o parlamentar teve desconforto respiratório, mas acreditou que fosse apneia do sono. Ainda na quarta-feira, fez o exame. No dia seguinte, teve febre baixa e, à noite, saiu o resultado do teste, confirmando que ele estava com a covid 19.

“Não tive mais desconforto respiratório, apenas leve dor muscular. Mas nada além disso. Graças a Deus o organismo está reagindo super bem”, declarou o parlamentar, que também é médico. Por recomendação dos colegas de profissão, ele conta que está fazendo tratamento com hidroxicloroquina e azitromicina. “Não sei se é coincidência ou não estou me sentindo bem”, declarou o deputado. Ele disse ter recebido relato de médicos que usaram o medicamento para tratamento e outros que usam de forma preventiva.

O parlamentar está isolado e, até o momento, seus familiares não apresentaram sintomas. Ele é pai da vereadora de Belém, Blenda Quaresma (MDB), mas afirma que não teve contato próximo com ela. Na quarta-feira, uma pessoa da família morreu, mas Wanderlan conta que não participou do velório, ficou dentro do carro, apesar de ainda não saber o resultado do exame. 

A deputada Renilce Nicodemos (MDB) também anunciou nas redes sociais, nesta quinta-feira, que está com covid-19. “Sempre enfrentei todas as minhas batalhas de cabeça erguida e com muita fé. Fé em Deus, na minha família, nos meus amigos e fé em mim mesma, em Renilce Nicodemos. Por isso, mantendo a transparência e sendo muito sincera com vocês, amigos, eleitores, admiradores de todo o estado, é meu dever informar a todos vocês que estou com o coronavírus. Já vinha sentido sintomas há alguns dias e apenas hoje tive a confirmação através do exame médico. Quero, ainda, informar que estou bem. Sigo em isolamento e seguindo todas as recomendações do meu médico e parceiro @dr.wanderlanquaresma. A força da mulher paraense superará mais este desafio. Orem por mim. Orem por nós. Juntos nós vamos vencer. Eu acredito. #fiquememcasa”, escreveu a deputada, que recebeu apoio de seus colegas de parlamento.

Renilce é casada com o vereador de Belém Neném Albuquerque. A Câmara Municipal de Belém informou que, até o momento, não há nenhum caso de covid 19 confirmado entre seus parlamentas. 

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Daniel Santos (MDB), que vinha acompanhando o governador Helder Barbalho em algumas reuniões e ações de enfrentamento ao novo coronavírus, anunciou nas redes sociais que fez o teste e deu negativo.

Durante a sessão ordinária remota da Assembleia Legislativa, na última quarta-feira, o deputado estadual Raimundo Santos (Patriota) afirmou que fez exames para verificar se estava com coronavírus e os resultados mostraram a existência dos anticorpos, mas não a presença do vírus. Ou seja, o parlamentar teve a covid 19, doença causada pelo novo coronavírus, porém, já não estava mais com a infecção.

Na quarta-feira da semana passada (8), a Assembleia Legislativa do Pará realizou a sua última sessão ordinária presencial, no auditório João Batista. Na ocasião, foram votadas vinte matérias e houve ainda arguição de Fernando Ribeiro, indicado pelo governador Helder Barbalho para assumir a vaga de André Dias no Tribunal de Contas do Estado. Vários deputados participaram da sessão e, alguns deles, participaram de reuniões com o governador Helder Barbalho, posteriormente.

Fonte: O Liberal.