O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), anunciou na tarde deste sábado, 21, durante coletiva, que todos os voos internacionais do estado estão cancelados. O Pará recebe voos diretos do Suriname, país vizinho do Brasil e cujo fluxo aeronáutico principal é Belém, capital paraense.

“Todos os voos internacionais do Estado estão cancelados. Portanto, não há previsão de voo internacional para o Estado do Pará”, disse Barbalho, depois do comunicado da embaixada do Brasil no Suriname sobre a chegada de um avião de Paramaribo, na noite de hoje, trazendo pelo menos 100 brasileiros, sobre os quais não foi fornecida nenhuma informação.

Mesmo a gestão dos aeroportos não sendo competência dos governos estaduais e sim do governo federal, Helder Barbalho afirmou que fez isso para proteger a população de um possível contágio.

Hoje o estado tem dois casos confirmados do coronavírus, ambos com suspeita de contágio no Rio de Janeiro. Assim que soube da informação, na noite de ontem, Barbalho entrou com medida cautelar para que a Justiça determinasse a quarentena dos passageiros que pudessem ter sintomas do coronavírus, sob a responsabilidade da Anvisa.

Fonte: Roma News