O Ministério da Economia anunciou nesta segunda-feira, 16,  a antecipação para maio do pagamento da segunda parcela do 13º de aposentados e pensionistas. 

A medida é parte de um pacote voltado ao combate dos efeitos do coronavírus que, segundo o governo, prevê a destinação de um total de 83,4 bilhões de reais para a população mais vulnerável e 59,4 bilhões de reais para a manutenção de empregos.

O governo já havia anunciado que anteciparia a primeira parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas, previsto para ser pago entre 24 de abril e 8 de maio. A confirmação das datas de pagamento depende ainda de um decreto presidencial, que irá detalhar todo o processo de antecipação.

Em geral, a antecipação do 13º acontece no segundo semestre. Já a segunda parcela normalmente chega no pagamento de dezembro. 

As datas de pagamento variam conforme o valor a ser recebido e o número final do benefício, sem considerar o dígito. Por exemplo, se o número é 123.456.789 – 0, desconsidere o 0 (dígito). O número final é 9. Começam a receber primeiro os segurados que ganham até um salário mínimo. 

Fonte: Uol