Edmilson Rodrigues foi eleito prefeito de Belém com 51,76% dos votos. Ao lado do candidato a vice-prefeito, Edilson Moura, Edmilson anunciou que o primeiro ato como gestor da cidade, em primeiro de janeiro, será a assinatura do decreto criando o Renda Mínima, programa de transferência no valor de até R$ 450 para o combate à fome.

“Eu estou muito feliz. Quero externar minha gratidão não somente aos partidos, mas aos militantes, à minha família, a todos que contribuíram para essa vitória da democracia. Nós vivemos um momento de crise, uma crise profunda. Belém é uma cidade periférica, é uma grande e linda metrópole, mas precisa ser bem cuidada e vamos precisar das mãos de todos. Agora sou prefeito de todos os belenenses. E é com esse sentimento, esse princípio de amor por todo o povo, com carinho muito especial aos que passam fome, aos desempregados, aos que sofrem com os alagamentos, porque há desigualdades e nós queremos diminuí-las. É dessa forma que Belém vai ser mais justa, mais feliz”, declarou Edmilson.  

Edmilson é arquiteto e urbanista, professor, Doutor em Geografia, deputado federal no exercício do segundo mandato, ele assumirá a terceira gestão como prefeito de Belém. Edmilson também foi deputado estadual por dois mandatos.

Ao lado do deputado federal Cássio Andrade – com quem concorreu a eleição majoritária no primeiro turno e de quem recebeu o apoio no segundo turno -, Edmilson anunciou que as disputas se acabaram e que o momento é de governar para o povo belenense. E, por conta disso, já telefonou para o governador Helder Barbalho, sinalizando a disposição para unir forças em ações em prol da população. Bem como telefonou para o atual prefeito, Zenaldo Coutinho, a fim de que iniciar o diálogo fraterno para a transição de governo.

Edmilson também ressaltou, entre as ações prioritárias da futura gestão, as medidas de enfrentamento dos alagamentos na cidade, considerando o início do período de fortes chuvas que castigam a região. Para isso, serão usadas máquinas para a limpeza de canais e ações de microdrenagem com a participação popular. 

Ainda, Edmilson ressaltou o enfrentamento da pandemia pela Covid-19, como a criação do Centro de Tratamento Pós-Covid e a tomada de ações orientadas pela ciência.