Importantes mudanças foram anunciadas na última quinta-feira, 12, pela rede social Instagram. Agora, influenciado pelo concorrente chinês TikTok, o aplicativo que começou com o propósito de hospedar fotos irá destacar o recurso de vídeos curtos Reels e a área de loja.

Atualmente, o Instagram – que pertence ao Facebook, de Mark Zuckerberg, possui mais de 1 bilhão de usuários. Entretanto, a tradicional rede fotos e vídeos se vê ameaçada diante da sensação TikTok, especialmente entre os usuários mais jovens.

Figurando a lista dos apps de mais baixados nos últimos trimestres, o TikTok, criado pela chinesa Bytedance, chegou recentemente a 800 milhões de usuários.

As alterações no Instagram demonstram duas apostas do aplicativo. De um lado, promover mais acessos aos Reels. Do outro, aumentar o poder comercial da plataforma, transformando-a em um shopping virtual.

O presidente executivo do Instagram, Adam Mosseri, por meio de nota, justificou as mudanças como novidades de comportamento. “Este ano, vimos uma explosão no consumo de vídeos curtos e na forma como as pessoas buscam conhecer produtos no Instagram.” À emissora CNBC, ele revelou que o Instagram já traça planos para inserir anúncios dentro do serviço Reels, mas não quando isso ocorrerá.

Com as mudanças, os botões perderam espaço na barra fixa, no entanto, continuarão acessíveis na página, ao lado das mensagens privadas, no canto superior direito da tela.

Fonte: Estoé