Os principais complexos turísticos de Belém, supermercados e shoppings funcionarão durante o feriado de Finados nesta segunda-feira, 2. É importante atentar para as medidas de prevenção ao novo coronavírus, que continuam sendo cobradas para preservação da saúde dos frequentadores, como uso de máscara e álcool gel.

Basílica Santuário

Para a Igreja católica o dia de finados é um momento propício à reflexão e oração em memória de entes queridos a fim de que encontrem a plenitude diante a face de Deus. Este ano, a solenidade acontecerá dia 02 de novembro.

Com celebrações presenciais e transmitidas pelas plataformas digitais oficiais do Santuário da Rainha da Amazônia Facebook (www.facebook.com/basilicadenazareoficial) e YouTube (www.youtube.com/basilicadenazare), as intenções das orações deste dia, realizadas na Basílica Santuário de Nazaré, serão inteiramente dedicadas aos fiéis defuntos.

Horário de Funcionamento:

6h30 às 19h

Celebrações: 

7h: Santa Missa (Facebook, YouTube BSN e TV Nazaré)

8h30: Santa Missa ( Facebook e YouTube BSN)

12h – Santa Missa (Facebook e YouTube BSN)

15h – Terço da Divina Misericórdia (Facebook, YouTube BSN)

18h – Santa Missa (Facebook, YouTube BSN e TV Nazaré)

Unidades de Saúde

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informa que vão funcionar normalmente as unidades 24h (UBS Pedreira e o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas) e os Polos da Ação Covid-19 instalados na UBS da Pedreira e na URE Doca. Já as Unidades Especializadas não funcionarão.

Terminal Hidroviário

O terminal terá funcionamento normal, de 6h às 20h. É possível checar horário de viagens no site: www.cph.pa.gov.br. 

Terminal Rodoviário

Funcionamento normal, seguindo os horários de cada viagem.

Supermercados

Funcionamento normal, mas o horário é a critério de cada empresa.

Mangal das Garças 

Funcionamento normal das 8h às 18h. O local costuma fechar nas segundas-feiras para manutenção, mas na segunda-feira, 2, funcionará, excepcionalmente. Em função disso, o espaço fechará, excepcionalmente, na terça-feira, 3, para realização da manutenção semanal.

Estação das Docas

O complexo turístico, cultural e gastronômico terá funcionamento normal, das 10h às 00h, com entrada franca.

Parque do Utinga 

Funcionamento normal das 6h às 17h. A entrada no local é gratuita. O espaço fecha todas às terças-feiras para manutenção, portanto estará fechado no dia 3 de novembro.

Bosque Rodrigues Alves

Nesta segunda-feira, 2, o espaço estará fechado para manutenção.

Espaços culturais 

Os espaços museais do Sistema Integrado de Museus e Memórias (Simm) da Secult funcionarão de 9h às 17h, com exceção do Museu do Estado do Pará (MEP), que funcionará de 9h às 14h. Todos têm entrada gratuita.

Bancos

Nenhuma agência bancária costuma abrir no feriado de Finados. Terminais Saque e Pague e Banco 24 horas ficam em funcionamento nos estabelecimentos que estiverem abertos. 

Hemopa

Todas as unidades de coleta da Fundação Hemopa estarão fechadas.

Ceasa 

O mercado funcionará normalmente.

Cosanpa

As lojas de atendimento ao cliente estarão fechadas, mas o atendimento online e por telefone funcionará normalmente, 24 horas por dia.

Shoppings

Castanheira: Lojas: das 11h às 21h; Praça de Alimentação: das 11h às 22h; Parque de Diversões: das 14h às 22h; Academia: das 9h às 15h.

Pátio Belém: Lojas: das 11h às 21h; Praça de Alimentação: das 11h às 22h; Academia: das 9h às 15h; Cinema conforme a programação.

Parque Shopping: Lojas: das 11h às 21h; Praça de Alimentação: das 11h às 22h; Cinema de acordo com a programação.

Boulevard: Lojas: das 11h às 21h; Praça de Alimentação: 11h às 22h;

Restaurantes: 11h às 24h; Cinema conforme a programação.

Metrópole Ananindeua: Lojas, Praça de Alimentação e Espaços de Lazer: das 12h às 22h; Restaurantes: das 12h às 23h; Lotérica: das 12h às 18h; Supermercado: das 8h às 22h; Academia: das 9h às 15hLaboratório: fechado.

Bosque Grão Pará: Lojas: das 11h às 21h; Praça de Alimentação e Espaços de Lazer: das 11h às 22h;Cinema conforme a programação.