Nesta segunda-feira, 2, Dia de Finados, os cemitérios de Belém, administrados pela Secretaria Municipal de Urbanismo, funcionarão em horários especiais. Para evitar aglomerações, o acesso de público nos cemitérios estará limitado a 50% da capacidade, que será monitorada com o apoio da Guarda Municipal.

O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, divulgou orientações, nas redes sociais, sobre a visitação aos cemitérios. “Em respeito às pessoas que já perderam os seus entes queridos e precisam fazer suas orações junto às sepulturas, nós não fechamos os cemitérios no Dia de Finados, mas é muito importante dividir o acesso das pessoas, indo apenas na segunda-feira quem não pôde ir aos cemitérios no sábado e no domingo. Assim poderemos ter a oração pelos entres queridos sem precisar se expor ao vírus da covid-19”, afirmou.

Dentre as recomendações de protocolo sanitário, está o uso obrigatório de máscara no interior dos cemitérios. Além disso, as regras de higiene pessoal e distanciamento social também serão aplicadas.  Pessoas do grupo de risco não poderão acessar os cemitérios e devem permanecer em casa. A prefeitura irá disponibilizar álcool em gel e aferidor de temperatura nos acessos das necrópoles.

A Guarda Municipal de Belém vai atuar nos principais cemitérios de Belém durante o dia de finados, em parceria com a Polícia Militar. A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (SeMOB) estará com agentes de trânsito posicionados nos cemitérios de São Jorge, Tapanã e Icoaraci durante todo o horário de visitação no Dia de Finados, para garantir a fluidez no trânsito. A Ordem Pública fará a fiscalização para conter a aglomeração dentro dos cemitérios.

Confira os horários:

Santa Izabel e São Jorge

O horário de visitação será de 7h às 16h, na segunda-feira, 2.

Soledade

O horário de visitação será das 7h às 13h.

Icoaraci

Os cemitérios Parque do Tapanã e Santa Izabel, administrados pela Agência Distrital de Icoaraci, irão funcionar das 7h às 17h.