O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, confirmou o aumento de casos de covid-19 em Belém na noite desta segunda-feira, 26, e por isso, amanhã a Prefeitura vai publicar novo decreto com medidas para bares, restaurantes, festas e eventos políticos.

De acordo com o gestor municipal, esse aumento está restrito à classe média da capital. “Os casos aumentaram sim, mas está restrito a uma classe social de nossa cidade e as unidades municipais de saúde não estão lotadas”, contou.

Sobre as novas medidas, Zenaldo contou que serão colodas nas tuas seis equipes vigilências sanitárias para fiscalizar pontos da capital e além disso, medidas punitivas serão agravadas para quem descumprir protocolos de saúde.

“Para não sacrificar o comércio, ele continuará aberto. mas os estabelecimentos serão fechados caso não cumpram as normas impostas pelo nosso novo decreto”, adiantou o prefeito.

Segundo Coutinho, com este novo decreto, os locais que desrespeitarem as regras de uso de máscara e distanciamento social não serão mais apenas multados, mas também punidos com fechamento das portas por dias proporcionais ao agravamento observado pela Vigilância Santária.

Sobre as aulas presenciais nas escolas, Zenaldo disse que elas serão mantidas com distanciamento, uso de álcool em gel e controle absoluto dentro das unidades. “A garotada está mais protegida nas escolas que nas ruas”, declarou.

Por fim, foi anunciado que a testagem de covid-19 serão ampliadas na capital. “Precisamos aprender a conviver com a pandemia enquanto a vacina não chega”, finalizou.