Com a aproximação das eleições municipais brasileiras, nos dias 15 e 29 de novembro, muitos eleitores têm dúvidas a respeito de como consultar o número e a situação do título de eleitor. Segundo a Justiça Eleitoral, cerca de 2,4 milhões de títulos foram cancelados em 2019 de eleitores que não votaram e não justificaram a ausência nas últimas três eleições. Para o órgão, cada turno equivale a uma eleição.

Vale lembrar que o prazo para regularizar a situação eleitoral a tempo de votar nas eleições municipais de 2020 foi encerrado em 6 de maio.

Como consultar o número do título de eleitor

Para saber o número do título de eleitor é necessário entrar no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A consulta pode ser feita por nome ou título de eleitor (caso a pessoa lembre o número, mas não a zona e a seção eleitoral onde vota).

O eleitor precisa fornecer o nome ou CPF. data de nascimento e nome da mãe.

Como consultar a situação do título de eleitor

Para verificar a situação do título, o eleitor também precisa entrar no site do TSE e fornecer o nome, CPF ou número do título de eleitor. O sistema mostrará uma das três situações possíveis:

• Regular: eleitor está inscrito e apto a votar
• Cancelada: inscrição do eleitor foi cancelada por motivos como não comparecimento às últimas três votações sem justificativa de ausência ou outros
• Suspensa: cidadão está impedido de votar por motivos como restrição de direitos políticos

Também é possível esclarecer dúvidas entrando em contato com Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de cada estado, por telefone ou e-mail.

Os canais de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) está disponível para os eleitores através do serviço de informação ao Cidadão (SIC), pelos seguintes canais:

Por e-mail: através do endereço ouvidoria@tre-pa.jus.br, disponível 24 horas por dia, todos os dias;

Por telefone: por meio dos números (91) 3346-8035, 8036 e 8037 ou 0800 0960007, no horário de 08h00 às 15h00, em dias úteis;

Por correspondência: endereçada ao TRE-PA, Rua João Diogo, 288 – Bairro Campina, Belém/PA – 66015-902, aos cuidados da Ouvidoria;

Pessoalmente: na sala de funcionamento da Ouvidoria, Rua João Diogo, 288 – Bairro Campina, Belém/PA, no horário de 08h00 às 15h00, em dia úteis.

Carta resposta: disponível nos cartórios eleitorais gratuitamente.