A Secretaria Municipal de Educação de Belém (Semec) retomou nesta segunda-feira (14) as aulas presenciais na rede pública municipal, como esforço de flexibilização das atividades dessas escolas na pandemia de covid-19. Várias escolas municipais de Belém voltaram às atividades, após estabelecimemntos da rede particular já terem retomado também as aulas presenciais no início de setembro.

No município de Belém, essa é a primeira etapa da retomada, segundo anúncio feito dia 3 pela Prefeitura Municipal de Belém. O retorno presencial às aulas conta nesse momento com a presença de 33% dos alunos do 8º e 9º ano, e a totalidade da Educação para Jovens e Adultos (EJA).

Nessa segunda-feira, a retomada foi feita com poucos alunos e cumprimento de normas e protocolos estabelecidos. Alunos, professores e funcionários tinham máscaras e o distanciamento era mantido nas salas de aula.

A segunda etapa dessa retomada das aulas presenciais na rede municipal de Belém está programada para o dia 1º de outubro, com a presença de 33% dos alunos do 4º e 5º ano, e 1ª e 2ª totalidade do EJA. Protocolos foram observados nas salasProtocolos foram observados nas salas (Igor Mota / O Liberal)

Etapas seguirão até 2021


A terceira etapa deverá ocorrer no dia 19 de outubro, com mais 33% dos alunos do 6º e 7º ano, e 3ª totalidade EJA. Já a quarta etapa está programada para o dia 3 de novembro, com o retorno de mais 33% dos alunos, do 1º ao 3º ano e Pré-escola da Educação Infantil.

Uma quinta etapa também está programada, mas somente para o dia 15 de janeiro de 2021: ela contará com o retorno de apenas 33% dos alunos das turmas de berçário e maternal. A Prefeitura de Belém já anunciou que cada etapa será analisada antes do prosseguimento para o passo seguinte.