Um apanhador de açaí identificado apenas como Santana foi encontrado morto em um ramal da Alça Viária, em Marituba, na Grande Belém, na tarde desta quarta-feira (25). Em avançado estado de decomposição, a vítima, que aparentava ter aproximadamente 50 anos, foi achada por outros trabalhadores rurais por volta de 15h. A morte dele foi o acidental. 

Segundo informações dos amigos de Santana, ele havia saído para apanhar açaí no último domingo, 22, e não foi mais visto. Conforme informações de outros caçadores e apanhadores de açaí, Santana teria tropeçado em uma armadilha chamada de “bufete”, usada para caçar animais. Após pisar na arapuca, um objeto pontiagudo, similar a uma flecha, atravessou uma das pernas de Santana, possivelmente atingido a artéria femoral. Gravemente ferido, ele morreu no local, sem receber ajuda.

O local no qual o cadáver de Santana foi achado é de mata fechada, de difícil acesso. Para chegar até a área, a equipe do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPCRC) precisou andar cerca de 500 metros mata adentro, desde a entrada da Alça Viária.