A Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha, do distrito de Icoaraci, abriu o calendário de atividades para o mês de março, com palestras e exibição de documentários e filmes. A programação é gratuita.

A diretora da biblioteca, Lídia Albuquerque, conta que as atividades foram pensadas de forma que exaltem as datas comemorativas do mês e que proporcionem entretenimento ao público. “A biblioteca tem essa função social do esclarecimento e da formação de leitores, é importante dar conhecimento e propor entretenimento por meio de filmes e palestras”, disse.

As atividades começaram com o Cinequinta na Biblioteca, com edição especial do Dia Internacional da Mulher, com exibições semanais, às 10h, todas as quintas-feiras, de filmes e documentários de produção nacional e internacional. As exibições terão intervenção e performance da atriz Marluce Araújo, que debaterá com os expectadores sobre a temática feminina em cada filme.

Na próxima quinta, 19, o filme será “Mulheres do Brasil”, dirigido por Malu de Martino, que reúne cinco histórias de escritoras brasileiras de diferentes regiões do Brasil. O filme constrói um painel com leituras possíveis da alma feminina brasileira por meio de histórias divertidas. A classificação indicativa é 14 anos.

A última exibição, no dia 26, será de “Frida”, com direção de Julie Taymor. Baseado no livro de Hayden Herrera, o drama biográfico retrata a vida da pintora mexicana Frida Kahlo, um dos principais nomes da história artística feminina, desde sua adolescência até a morte. A classificação indicativa é 14 anos.

Para celebrar o Dia da Poesia, a biblioteca realizará atividades na quarta-feira, 18, a partir das 10h, ministradas pela poetisa Norma Teixeira. A programação inclui noções básicas sobre poesia, declamação de poemas e troca de livros. A classificação é livre.

E no dia 27 a biblioteca promove a palestra do professor do curso de biblioteconomia da Universidade Federal do Pará (UFPA) Hamilton Vieira sobre “Informação mediada por bibliotecas públicas, sociedade e cidadania”, que tem como objetivo discutir a relevância das bibliotecas públicas na formação da sociedade e na construção da cidadania. A palestra começará às 10h e tem como público-alvo bibliotecários, estudantes de biblioteconomia e a sociedade em geral.

Fonte: O Liberal