Foi aos três anos que o pequeno Henrique Kenichi de Lima Igarashi começou a mostrar uma habilidade além da média com os lápis de cor. O menino se divide entre as atividades comuns para um garoto de 11 anos, como responsabilidades escolares e brincadeiras, por exemplo, com outra paixão: a arte de desenhar. O pequeno lança a segunda exposição de um caminho que vem traçando com dedicação para o orgulho dos pais. A mostra “Carnaval all around the world” – Carnaval ao redor do mundo, em tradução livre – reúne 16 desenhos com máscaras carnavalescas representativas de diversos países, como China, Estados Unidos e França. O lançamento ocorre neste sábado, 29, às 16h30, no terceiro piso do Shopping Metrópole. A programação é aberta ao público.

A mãe de Henrique, Katty Cilene de Lima Igarashi explica que auxilia de perto o filho na preparação da exposição. Curadora da mostra e designer de interiores, ela detalha que a mostra ocorre em parceria com a escola de idiomas em que o filho estuda. “A gente vai conversando até chegar na ideia de como vamos expor. Eu pesquiso, vou direcionando, mas ele me diz quando quer fazer ou não. Ele tem o olhar dele”, explica.

Katty Igarashi lembra que sempre incentivou o dom do filho, que deu sinais da veia artística ainda bem pequeno. “Quando vi ele copiando um desenho de outro desenho, eu me surpreendi. Começou simples, mas pra idade dele já era um pouquinho avançado. Aí começamos a incentivar, a dar papel pra ele. Com o tempo, ele foi se aperfeiçoando”, declara. “Agora ele tem um traço bem realista, faz sombreamentos, cria técnicas. Ele v}e muita coisa na internet, procura, investiga e quando se interessa, faz. Ele pesquisa sempre materiais e o que posso e que temos à mão aqui, compramos pra ele se aperfeiçoar mais”, acrescenta.

Com a timidez característica da idade, o estudante conta que, ultimamente, tem se afeiçoado por fazer retratos. “Agora gosto mais de desenhar pessoas. pintar, tentar chegar o mais próximo da foto. minha mãe sempre me deu papel, lápis… Comecei a gostar quando vi um desenho e tentei imitar, aí eu comecei a desenhar”, explica Henrique Igarashi.

Apesar de bem jovem, o menino já faz planos: quer seguir nos caminhos das artes visuais. “Eu tô pensando em seguir esse caminho pro futuro. Só que eu tenho outras escolhas”, comenta. Para ele, assim como qualquer menino, é importante perceber que o reconhecimento dos colegas, o que aconteceu na primeira exposição que expôs em setembro de 2019. “Eles sempre me dão parabéns. Fico feliz porque me divirto com eles”, pontua, sem esconder o orgulho de ter um trabalho elogiado pelos amigos.

Agende-se

Abertura da mostra “Carnaval all around the world”
Sábado (29), a partir das 16h30
Shopping Metrópole (3º piso – Rodovia Mário Covas, S/N)
Entrada franca

O Liberal