O “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo acontece neste sábado, 15. O objetivo é alertar os pais e responsáveis sobre o risco de não vacinar os filhos. No Brasil, o Ministério da Saúde estima imunizar 3 milhões de pessoas. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) instalou 197 postos de vacinação em locais estratégicos em todos os bairros e região das ilhas de Belém (Mosqueiro, Cotijuba e Combu).

Em Marituba, a vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Estratégias Saúde da Família (ESF). A primeira etapa da campanha promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de Marituba teve início na segunda-feira, 10.

Público-alvo

A campanha é seletiva, com público-alvo definido pelo Ministério da Saúde para crianças de 5 a jovens de 19 anos. Serão imunizados aqueles que não receberam nenhuma ou apenas uma dose da vacina tríplice ou tetra viral, quem perdeu o cartão de vacinação ou aqueles que não sabem se estão com esquema vacinal completo.

Casos

Em 2020, nas cinco primeiras semanas, já foram notificados 525 casos suspeitos, dos quais cinco foram confirmados, treze foram descartados e os demais seguem em investigação. Nenhum óbito entre os residentes em Belém foi registrado. A maior taxa de incidência está em crianças menores de 5 anos de idade. Os casos confirmados estão distribuídos nos bairros do Guamá (2), Jurunas (2) e Itaiteua (1).

O sarampo é uma doença viral, infecciosa aguda, potencialmente grave, transmissível, extremamente contagiosa, com período de incubação de 7 a 21 dias. Apresenta como modo de transmissão o contato direto com as secreções nas ofaríngeas, expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar.

Fonte: Roma News