A Polícia Federal apreendeu, na madrugada desta sexta-feira, 14, um caminhão de grande porte que transportava, sem autorização legal, aproximadamente quarenta toneladas de minério manganês. A apreensão ocorreu no município de Marabá, no sudeste do Pará, durante a continuação da operação Rota do Minério, que foi deflagrada no dia 7 de fevereiro deste ano, com objetivo de desarticular o esquema criminoso de extração ilegal de minério na região do Pará, que tem um histórico recorrente dessa prática criminosa, segundo a PF.

De acordo com a PF, a matéria prima encontrada pertence no caminhão à União Federal, constituindo crime contra o patrimônio, na modalidade usurpação, além de crime ambiental.

Após o flagrante, foi lavrado auto de prisão contra o condutor do veiculo, que irá responder por crime contra o patrimônio, com pena prevista de até cinco anos de detenção, e crimes ambientais, com pena de detenção de até um ano.

Na sexta-feira passada, 7, foram apreendidos oito caminhões de grande porte, que transportavam aproximadamente 500 toneladas de minério de manganês acondicionados em oito veículos, que também foram apreendidos.Segundo a PF, os caminhões tinham como destino o porto de Barcarena, de onde a mercadoria seria exportada. Na ocasião foram presas sete pessoas.