O Parque Aquático da Universidade do Estado do Pará (Uepa) será reaberto na próxima segunda-feira, 10, com uma programação que marca o início do ano letivo de 2020. O público vai poder conferir demonstrações de natação, polo aquático e de saltos ornamentais com os atletas paraenses Kaik Souza e José Wilker Nascimento, medalhistas do Troféu Brasil de Saltos Ornamentais, e Yan Campelo, campeão Brasileiro Juvenil em 2016. A reabertura será às 9h.

Nos últimos três anos, os espaços passaram por reforma nas estruturas. Foram feitas impermeabilização das paredes e troca do revestimento das piscinas, além da troca de toda parte elétrica, tubulações e filtros, e das bombas da casa de máquinas, que teve a capacidade renovada. Ainda foram recuperados os trampolins e restauradas as canaletas e o deck no entorno das piscinas. O prédio que abriga o Campus III também recebeu uma pintura geral. O total do investimento feito pela Universidade é de mais de R$ 2,4 milhões.

Para o reitor Rubens Cardoso, “a reabertura do Parque Aquático, necessário às atividades acadêmicas de formação dos bacharéis e licenciados em Educação Física, proporcionará impactos positivos e higidez física e mental para o público envolvido em nossas atividades de extensão no Campus III, além da garantia de segurança na estrutura física ora restabelecida, fundamental para todos os que utilizarão esses equipamentos”, afirmou.

As novas piscinas atenderão cerca de 1.500 alunos durante as aulas práticas de natação e polo aquático, do Curso de Educação Física da Uepa, além de crianças, adolescentes e idosos que participam dos projetos em convênio com as Secretarias de Estado de Esporte e Lazer (Seel) e de Educação (Seduc), e Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel). Também farão uso do novo parque aquático os atletas e equipes que representam o Pará em competições nacionais e internacionais, bem como servidores da segurança pública, que passam por curso formação e treinamentos.

A partir de março, serão oferecidas atividades esportivas à população, por meio do Laboratório de Atividades Aquáticas (Laaca). Entre as modalidades ofertadas estão saltos ornamentais, natação, nado sincronizado, polo aquático e hidroginástica.

O Parque Aquático é composto por três piscinas, sendo uma olímpica, outra exclusiva para a modalidade de saltos e uma infantil. As duas primeiras são compatíveis com as exigências do Comitê Olímpico Internacional.

Fonte: Agência Pará