Moradores reclamam dos buracos existentes na rua General Gurjão, no bairro Duque de Caxias, no município de Benevides, na região metropolitana de Belém. Esse trecho fica entre as ruas Nações Unidas e Miranda Mateus. Também há buracos na rua Miranda Mateus, outra via que tem muito fluxo de carros particulares e de motocicletas. A quantidade de buracos prejudica a circulação dos veículos, dos ciclistas e, também, dos pedestres. E pode, ainda, contribuir para a ocorrência de acidentes. O padeiro Luiz Cláudio Borges, 48 anos, contou que, há poucos dias, quase houve um acidente naquele trecho da rua General Gurjão. “Um motociclista foi desviar do buraco e quase bateu em um carro”, contou. Ele afirmou que, quem mora naquele perímetro, já “conhece” os buracos. E, por isso, consegue desviar desses obstáculos, que ficam um perto do outro. Mas quem não conhece acaba caindo nos buracos e danificando seus veículos.

Luiz Cláudio disse que muitos veículos pesados transitam pela rua General Gurjão. Os motoristas dos caminhões e das carretas, que transportam aterro e tijolo, entre outros materiais, usam essa rota para encurtar caminho e, assim, chegar mais rápido à BR-316, de onde seguem para seus destinos. “Mas essa rua não é para esse trânsito pesado”, afirmou ele, acrescentando que o peso dos caminhões também colabora para danificar mais rapidamente o pavimento. Essa situação é agravada nesta época do ano, com a intensificação do período chuvoso.   

———–

NOTA

PREFEITURA DE BENEVIDES

Sobre as ações dedicadas à recuperação da infraestrutura de vias na cidade, a Prefeitura de Benevides esclarece que vem dando seguimento ao cumprimento de um cronograma de trabalho por si elaborado, e que é executado por sua Secretaria Municipal de Obras, Viação e Infraestrutura (Semovi). Sendo bem específico às localidades que foram objeto de questionamento para a produção desta nota, destacamos que na General Gurjão já houve o início dos serviços de reparo na via. Na parte desta avenida que corta os bairros Santos Dumont e Liberdade o recapeamento foi concluído, tendo sido entregue à população no final do ano passado. Agora será feita a outra parte de sua extensão, a qual compreende o bairro Duque de Caxias, isso a partir da avenida Nações Unidas. E aproveitando a menção à avenida Nações Unidas, destacamos que esta atualmente já recebe o serviço de tapa-buracos, vindo a, nos próximos meses, com a parceria do Governo do Estado, ser contemplada com o recapeamento completo. Algo que, da mesma forma, será garantido à Miranda Mateus.

ATT.

DAVID FERREIRA

Diretor de Comunicação Social – Prefeitura de Benevides