O ator Will Yun Lee, que interpreta o doutor Alex Park em “The Good Doctor”, conhece os hospitais de perto além da famosa série de televisão. O filho de Will, Cash Lee, de seis anos, é portador da Doença de Moyamoya, que bloqueia vasos sanguíneos do cérebro. O menino sofreu com diversos derrames passando meses internado na UTI. Will e a esposa a atriz Jennifer Birmingham passaram meses ao lado do filho.

Ao portal UOL, o ator disse que a experiência mudou sua visão sobre o universo médico. Para ele, a série é sobre o coração e esperança das pessoas. Ao mesmo tempo que a série lhe deu a vida e a série lhe deu condições de entende melhor o personagem, o trabalho também lhe deu um olhar diferente. O trato com a doença do filho lhe deu mais esperança.

“Não é só um doutor que pode consertar. Um doutor diz que não é curável, tem outro que diz que é. No subconsciente fez eu e minha mulher lutarmos por outra resposta. Não estou dizendo que o seriado mudou o caminho do nosso filho, mas acho que houve inspiração no quanto lutamos. E com esperança a série mostra: ‘Tudo bem lutar’. E o jeito que os pais lutam pelos pacientes, é o que os pais deveriam fazer, é o que pessoas que estão tomando conta de alguém que está no sistema de hospital deveriam fazer, nunca depender da primeira opinião”, relata Lee.

No trabalho, Will Lee teve que lutar contra os sentimentos de empatia, já que entendia o que os pacientes passam. Para ser mais realista, o ator precisou interpretar um médico que também é clínico e algumas vezes frio. Por outro lado, Lee também encontrou profissionais da saúde que realmente cuidaram do seu filho e conheceu procedimentos que pareciam saídos da ficção.

“Isso é louco, mostra onde a ciência está e porque nosso seriado se aproxima de muitas que para nós podem não parecer reais, mas, por exemplo, o jeito que resolveram o que estava acontecendo com meu filho foi: entraram no cérebro dele com realidade virtual. Tiraram uma foto do cérebro, colocaram óculos de realidade virtual para montar o plano de onde ir no cérebro”, detalhou. A série “The Good Doctor” é exibida no Brasil pelo Sony Channel e pela TV Globo, estando disponível no Globoplay.