Em Portugal desde o dia 22 deste mês, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, a mesma que percorre as ruas da capital paraense no segundo domingo de outubro, no Círio, regressará a Belém nesta terça-feira (28), proveniente de Portugal. A chegada da imagem está prevista para às 22 horas, após ter participado de programação intensa em Lisboa e no Município de Nazaré, onde foi realizado o Encontro Internacional das Comunidades Devotas de Nossa Senhora de Nazaré. Nesse evento, foi oficialmente lançada a candidatura do Culto a Nossa Senhora de Nazaré a Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade junto a Unesco.

A comitiva brasileira que conduziu a Imagem Peregrina em solo lusitano foi integrada pelo arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira Corrêa; o reitor da Basílica Santuário de Nazaré, padre Luiz Carlos Gonçalves; a secretária de Estado de Cultura, Úrsula Vilda, representando o Governo do Estado; o diretor coordenador da Diretoria da Festa de Nazaré, Albano Martins, e integrantes da Guarda de Nossa Senhora de Nazaré.

Empatia – Na avaliação de Albano Martins, a presença da Imagem Peregrina e da comitiva brasileira em Portugal constituiu-se em “uma oportunidade única, uma verdadeira graça”. “Nossa comitiva foi tratada com imenso respeito e enorme carinho. O nosso Círio desperta muita admiração e curiosidade. Para selar o sucesso da programação, a Confraria da Nazaré deliberou alterar seus estatutos para dar ao Círio de Belém o status de membro honorário.

Acerca da candidatura do Culto a Nazaré como patrimônio imaterial da Humanidade, o coordenador da Diretoria da Festa de Nazaré destacou: “A candidatura segue adiante, e faremos todo o possível para que logre êxito”. “A causa é justa e precisamos trabalhar pelo engrandecimento da devoção à Nossa Senhora de Nazaré”, acrescentou.