Como resultado do Encontro Internacional das Comunidades Devotas de Nossa Senhora de Nazaré, em Portugal, a candidatura do Culto a Nossa Senhora de Nazaré foi apresentada oficialmente neste domingo (26). Foi ainda reiterado o convite ao Estado do Pará para capitanear junto com o município de Nazaré e a Arquidiocese de Belém esse pleito junto à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A Imagem Peregrina da santa padroeira da Amazônia, levada de Belém para Portugal na semana passada, regressará à capital paraense na terça-feira (28) à noite.

A programação do Encontro, em Nazaré, reuniu autoridades eclesiásticas e civis de Belém do Pará, como o arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira Corrêa; a secretária de Estado de Cultura do Pará, Úrsula Vidal, representando o Governo do Pará; o reitor da Basílica Santuário de Belém, padre Luiz Carlos Gonçalves; o diretor coordenador da Diretoria da Festa de Nazaré, Albano Martins, e o coordenador da Guarda de Nazaré, Guilherme Azevedo.

Dom Alberto celebrou uma missa, como parte da programação do Encontro. A secretária Úrsula Vidal externou o apoio do governo do Estado à candidatura do Culto a Nossa Senhora de Nazaré a patrimônio cultural imaterial da humanidade.

A comitiva brasileira está em Portugal com a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré desde o dia 22. Desde essa data até a sexta-feira (24), a imagem permaneceu em exposição no Mosteiro dos Jerônimos, em Lisboa. Na sexta-feira à noite, a Imagem Peregrina seguiu par a Vila de Nazaré, marcando o começo do Encontro Internacional das Comunidades Devotas de Nossa Senhora de Nazaré.