O cantor pop Justin Bieber tentou burlar o sistema que contabiliza a popularidade das músicas nas plataformas de streamings. O cantor que lançou recentemente o single Yummy divulgou alguns “truques” para que os fãs colocassem a música em primeiro lugar nas plataformas digitais. A tentativa de fraude fez com que muitos fãs de outros artistas do pop, principal dos asiáticos, subissem a hastag #justinbieberisoverparty pedindo o cancelamento de Bieber.

Nas publicações Justin sugeria que os fãs criasse playlists com a canção no Spotify e as colocassem no modo de repetir. O post ainda orientava para deixarem a música tocando, em um volume baixo, enquanto estavam dormindo. As imagens também falavam de iTunes e YouTube.

Outro ponto polêmico foi mostrar os passos para que pessoas de fora dos Estados Unidos ouvissem o single no Spotify como se estivessem no país. Com isso, a contagem de streamings no maior mercado fonográfico do mundo beneficiaria o Bieber. Entretando, o ‘jeitinho’ para chegar ao topo novamente vai contra as regras da plataforma.