Os itens dos sonhos do público geek – aqueles que reproduzem de forma fiel, com os mais precisos detalhes, os personagens amados da cultura pop; são o centro da exposição “Bosque Geek – Toys Collection”, que abre hoje, 9, no Shopping Bosque Grão-Pará. 

Os Vingadores, Batman, Charles Chaplin, A Liga da Justiça, Bruce Lee, Michael Jackson, Elvis Presley, e mais de 200 outros personagens icônicos compõem a mostra, que reúne 300 peças em média. A visitação é gratuita e ocorre no horário de funcionamento do shopping.

A exposição mostra cópias hiper-realistas, que deslumbram crianças, jovens, homens e mulheres: cada réplica é produzida com total atenção a cada detalhe do modelo original, um trabalho incrivelmente minucioso de pura arte e talento, conhecido como Action Figures. Os itens pertencem a colecionadores de Belém.

A maioria das peças foi fabricada na escala 1/6, ou seja, o tamanho real do ator/personagem dividido por 6, o que resulta uma média de 30 cm. No acervo, há peças raríssimas e muito valiosas, feitas por empresas nacionais e estrangeiras. Algumas figuras articuladas são estimadas em R$ 8 mil, e há ainda uma figura de Thanos, vilão de Os Vingadores, avaliada em torno de R$ 19 mil.

“A exposição começou meio que por acaso, já que fazemos parte de um grupo de colecionadores que em sua maioria não se conhecia pessoalmente, e tivemos a ideia de nos juntar para um encontro de fim de ano, e assim surgiu a primeira exposição que conseguimos arrecadar 130 itens colecionáveis”, explica Brunno Bezerra, um dos organizadores da mostra.

“Além da equipe técnica ainda contamos com aproximadamente 10 colecionadores, que nos auxiliam na montagem e poseamento dos bonecos, além de participarem também trazendo peças de suas coleções pessoais”, relata Brunno.

Na mostra, há ainda fotografias de Fernando Sette, que clicou os personagens mais icônicos do cinema “vivendo” situações inusitadas em pontos históricos de Belém. A exposição contará com fotos exclusivas e outras já conhecidas do público. Outra atração, que desperta a atenção de crianças e adolescentes, é a presença dos heróis reais, interpretados por cosplayers. Aos finais de semana, o local deve ter encontro de cosplayers e cospets.

“A paixão do colecionismo nos acompanha há muito tempo, mas após ver o sucesso de algumas exposições, percebemos que poderíamos fazer isso de forma mais profissional, melhorando assim a experiência de todos os visitantes que vem até a exposição, com melhores expositores, iluminação e assim deixar ainda mais atrativa essa nossa paixão”, explica Brunno Bezerra.

SUBSUBSU

A história por trás dos Action Figures

Os Action Figures foram criados na década de 1960, como uma alternativa para os meninos que não podiam nem se sentiam atraídos por brincar de bonecos ou com bichinhos de pelúcia. Os primeiros bonecos deste segmento parecem ter sido pertencentes à linha G.I.Joe. O boneco era chamado de Falcon aqui no Brasil e deu origem à linha chamada Comandos em Ação, que fez grande sucesso no Brasil, ajudando esses brinquedos a se popularizarem entre as crianças. Posteriormente começaram a surgir bonecos baseados em personagens de quadrinhos e desenhos animados.

 Os colecionadores afirmam que essa paixão mundial voltou com força total com a febre dos filmes da Marvel. Os Vingadores fizeram uma saga extraordinária no cinema, foram 11 anos e mais de 20 filmes que concluíram essa jornada de forma épica, e todo esse movimento dos heróis no cinema trouxe um grande “boom” para a cultura geek em forma geral. No entanto, Brunno afirma que não é só de filme de heróis que essa cultura vive. “Até mesmo na exposição trazemos outros clássicos que estão fora desse universo, como O Poderoso Chefão, Mr. Bean, ScarFace, Mad Max (que é uma das raridades da exposição), as franquias como Alien e Predador e muito mais, claro que, evidentemente, o fim dessa saga nos cinemas vai apresentar uma quebra significativa para arrecadar novos fãs, mas os visitantes da exposição poderão fazer uma pequena viagem também pelos 11 anos do Universo Marvel através das réplicas que estarão expostas”.

Agende-se:

Exposição “Bosque Geek – Toys Collection”

Período: 9 de janeiro a 9 de fevereiro

Visitação: seg a sáb, 10h às 22h; e dom, 14h às 22h;

Local: lounge do Acesso A – Shopping Bosque Grão Pará (Av. Centenário, 1052 – Val de Caes, Belém – PA, 66635-894)

Informações sobre os concursos de cosplayers e cospets no local do evento.