reprodução

O Projeto Universidade Aberta (PUA) da UFPA está com inscrições abertas para as aulas do cursinho pré-Enem gratuito da UFPA. A previsão é que a turma com 112 vagas comece em 10 de fevereiro.

Mais informações e inscrições podem ser obtidas no portal da UFPA ou no edital do projeto

Segundo o professor Rubens Silva, coordenador do projeto, o PUA atende à comunidade com um cursinho pré-vestibular gratuito e de boa qualidade. “Acreditamos que, dessa forma, nossa universidade cumpre com seu dever social, por meio de programas desta natureza”. De acordo com ele, o projeto busca promover a igualdade de oportunidades para o ingresso no Ensino Superior público e gratuito. “O projeto traz como resultado uma formação cidadã que contribui com a necessidade de engajamento, estímulo e acesso a práticas culturais e sociais que vinculam o ensino à pesquisa”.

 A revisão foi fundamental para Mayara Silva, aluna do cursinho em 2017. “O PUA com certeza foi o grande responsável pelas minha aprovação. Nas matérias em que eu tinha mais dificuldade, como Redação e Geografia, eu tive ótimos professores que me fizeram melhorar muito no decorrer do ano”, conta ela.

Danielly Carrera, aluna do projeto em 2015, teve cinco aprovações em diferentes instituições de Belém e optou por cursar Engenharia Elétrica na UFPA. A aluna conta que estudar em casa, resolver exercícios e provas anteriores foi muito importante, mas o PUA foi essencial para tirar dúvidas e fixar os conteúdos estudados. “No cursinho, não existia aquela parede entre aluno e professor, parecia que éramos todos iguais. O professor não passava aquele medo de perguntar, pois sempre respondia com um sorriso no rosto”.

UFPA abre inscrições para cursinho do EnemUFPA abre inscrições para cursinho do EnemAs alunas não escondem a admiração pelo projeto. “Eu acho que esse projeto nunca deve acabar. Devo muito aos professores do PUA”, conta Danielly. Mayara também elogia a disponibilidade dos professores: “o PUA é um projeto maravilhoso com pessoas disponíveis para te ajudar a qualquer hora do dia”.