As erveiras da feira do Ver-o-Peso já têm a receita para um 2020 com muita saúde e prosperidade. “Eu preparei o kit do ano novo”, disse Beth Cheirosinha. Esse kit, explicou, acompanha o banho da raiz do sol. “Esse banho da raiz do sol tem que tomar logo esses dias agora, justamente para o ano velho levar. Toma hoje (ontem), amanhã (hoje), depois de amanhã, até na segunda”, explicou ela, que trabalha na feira há 53 anos. Segundo Beth Cheirosinha, cujo nome é Bernadeth Freire, o modo de preparar é simples: dilui na água e passa do pescoço para baixo. “Não molha a cabeça no descarrego”, afirmou. “Toma o banho normal, se molha normalmente. Por último, se joga umas duas ‘cunhada” desse banho”, acrescentou. Esse banho, sugeriu, pode ser usado metade na casa e a outra metade para a pessoa. “A casa é do fundo para a rua, para levar a pertubação, as energias negativas, o olho gordo dos vizinhos, a inveja no trabalho. Para levar tudo”, disse. Esse banho da raiz do sol contém a raiz do sol, que vem do interior do Estado, álcool e um pouquinho de amoníaco. “Tá R$ 20 o kit. Tá muito baratinho. É mesmo preço do ano passado”, disse.

Na véspera de ano novo, Beth Cheirosinha disse para a pessoa tomar o banho cheiroso, “que é para abrir os caminhos, dar sorte, paz prosperidade, sem violência. Não pode ter violência, tem que ter paz. E saúde em primeiro lugar”. Antes de dar meia-noite, toma esse banho, para se arrumar e esperar 2020. “Para o ano, vou completar 70 anos. Não tomo química. Só natural. Por isso estou assim: toda cheia de prosperidade, vida, saúde e amor”, afirmou.

Com 34 anos de Ver-o-Peso, Tia Coló, cujo nome de batismo é Clotilde Melo de Souza, também recomendou um “banho de limpeza” antes do banho da virada do ano. “É muito bom tomar o banho, dar na sua casa, para, quando chegar no dia de tomar o banho da virada, você já dar um banho da fartura, da felicidade, da prosperidade. E a defumação atratativa. O que vai nessa defumação é alfazema, alecrim, mirra… Vai botar o arroz, o açúcar, o feijão, para não faltar nada na sua casa”, disse. Ela também sugeriu o banho da raiz do sol e o banho de 21 ervas de descarga. “Dilui o banho na vasilha com água, conforme as pessoas que têm para tomar. Toma o banho normal. E, no último banho, é ele que vem. Mas é do pescoço pra baixo. Não pode molhar a cabeça. Vai passar a mão em seu rosto puxando todas aquelas coisa ruim para baixo”, ensinou. “Já o banho da virada do banho dilui na cabeça. É da cabeça aos pés. E tirar um pouquinho pra dar na sua casa. Da rua pra dentro, para entrar as coisa boas. O banho garante tudo. Quem não conseguiu esse ano no ano que vem vai conseguir. Isso aí eu garanto”, afirmou. O banho da virada também custa R$ 20.

A biomédica Caroline Santos, de 31 anos, comprou o banho da virada para abrir os caminhos. “A gente tem que acreditar em alguma coisa. E é erva, natural, acho que sempre ajuda. Acredito muito na força das ervas e da natureza. E a Tia Coló, realmente, já tive provas de que ela tem coisas que funcionam. Mas tudo é a fé que você tem”, afirmou. “O grande passo para você conquistar alguma coisa é ter fé. Acreditar que aquilo realmente pode acontecer”, afirmou. “Sempre estou aqui comprando. Às vezes, quando o caminho não está muito bom, a gente faz alguma coisa para poder melhorar”, completou.