O gasto médio dos consumidores na Black Friday deve ser de R$ 1.132, segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira (25) pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito).

Os brasileiros devem comprar, em média, três produtos — os preferidos são roupas, eletrodomésticos, calçados e celulares.

A Black Friday está na 10ª edição e acontece nesta sexta-feira (29). Os dados da pesquisa mostram que 39% dos brasileiros só pretendem comprar produtos com ofertas que realmente valham a pena — o percentual é maior do que o registrado em 2018.

Metade dos brasileiros pretendem fazer compras na data e 11% não devem comprar nada. A pesquisa mostra que nove em cada dez planejam pesquisar os preços antes de realizar a compra.

A pesquisa será realizada por sites e aplicativos, sites de lojas e portais de busca.

Metodologia da pesquisa

O SPC Brasil entrevistou 1.230 consumidores de ambos os sexos, acima de 18 anos e de todas as classes sociais nas 27 capitais brasileiras para identificar o percentual de pessoas que pretendem comprar na Black Friday.

Em um segundo momento, a partir de uma amostra de 624 casos, foi investigado de forma detalhada o comportamento do consumo, gerando um intervalo de confiança de 95%.