Escola de Teatro e Dança realiza seminário de pesquisa em teatro e oferece vagas para cursos técnicos (Marivaldo Pascoal/ Divulgação)

Até esta quarta-feira, 6, a Escola de Teatro Dança da Universidade Federal do Pará (ETDUFPA) realiza o XI Seminário de Pesquisa em Teatro sob o tema “Decolonizar o Teatro – Ensino e Cena”. A programação será realizada no Teatro Universitário Cláudio Barradas, no bairro do Umarizal, em Belém, e tem coordenação da professora-doutora Ivone Xavier. As inscrições estão sendo feitas durante o evento.

Além das palestras dos professores convidados, a programação promove Grupos de Trabalhos (GTs), onde os alunos do curso de Licenciatura em Teatro e pesquisadores de programas de pós-graduação apresentam o andamento e resultados de pesquisas na área. Além disso, serão apresentadas, ainda, performances e espetáculos produzidos por grupos teatrais da capital paraense.

A iniciativa visa incentivar reflexões a partir de uma perspectiva epistemológica do cruzamento de olhares de diferentes áreas das ciências das humanidades em diálogo com as artes cênicas. A programação traz também uma abordagem sobre decolonização – que se justifica pela necessidade de ampliar o conhecimento e o registro do fazer teatral no âmbito regional e nacional – que reflete sobre processos criativos e metodologias do ensino do teatro na Amazônia.

Entre os palestrantes, estão: o professor-doutor Agenor Sarraf Pacheco, Doutor em História Social (PUC-SP); Cleber Rodrigo Braga de Oliveira, doutor em Cultura e Sociedade pela UFBA, professor vinculado à Universidade Federal do Amapá (Unifap) no curso de Licenciatura em Teatro e no curso de Especialização em Estudos Teatrais Contemporâneos; e Renata Carmo Alves, atriz, diretora de teatro, escritora, roteirista, cineasta e jornalista, que é doutoranda em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-RJ. A programação pode ser conferida por meio do link: https://xi-seminario-de-pesquisa-em-teatro9.webnode.com/

CURSOS

A Etdufpa também está com inscrições abertas para os cursos técnicos de nível médio profissionalizante para ingresso no ano letivo de 2020. A inscrição é gratuita e será admitida exclusivamente por meio do http://www.ceps.ufpa.br até as 17 horas do dia 18 de novembro deste ano. A seleção abrange os cursos de Técnico em Cenografia, Técnico em Dança – Dança Clássica, Técnico em Dança – Intérprete Criador, Técnico em Figurino Cênico e Técnico em Teatro. Os interessados precisam ter idade mínima de 16 anos e estar cursando pelo menos o 2º ano do Ensino Médio.

O processo seletivo se divide em duas etapas: prova escrita ou entrevista de acordo com o curso e prova prática – esta para todos os cursos – conforme prevê o edital. A avaliação ocorrerá na ETDUFPA, nos dias 9 e 10 de janeiro de 2020. No dia do teste, os portões se abrem às 8h e 14h, uma hora antes do horário das respectivas provas, e fecham-se uma hora depois.