Divilgação/Diário fake news

Notícias falsas (sendo também muito comum o uso do termo em inglês fake news) são uma forma de imprensa marrom que consiste na distribuição deliberada de desinformação ou boatos via jornal impresso, televisão, rádio, ou ainda online, como nas mídias sociais. Este tipo de notícia é escrito e publicado com a intenção de enganar, a fim de se obter ganhos financeiros ou políticos, muitas vezes com manchetes sensacionalistas, exageradas ou evidentemente falsas para chamar a atenção.

Na tarde, deste sábado (26), começou a circular através das redes sociais paraenses, que o Programa Fantástico estaria com o repórter do quadro, ” Cadê o dinheiro que estava aqui?” em Belém, para investigar a obra do BRT, que será concluída ainda sobre o mandato do prefeito Zenaldo Coutinho.

Com intenção de enganar e obter ganhos políticos a impressa marrom utilizou de perfis em redes sociais para divulgar tal notícia.

O repórter do programa fantástico esteve em Belém para mostrar imagens de seguranças de uma maternidade que mostram um recém-nascido caindo da incubadora que estava aberta. A matéria vai ao ar, neste domingo (27) às 21h e com direito a chamada nas redes sociais do programa @showdavida no Instagram.